Saúde bucal realiza atividades educativas com estudantes de Siderópolis

29/10/2014 23:28

As ações foram desenvolvidas ao longo da semana com alunos das escolas estaduais e da APAE do município

              

Com o intuito de prevenir e orientar sobre as doenças bucais, a equipe de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Siderópolis visitou, durante esta semana, as escolas estaduais e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. De segunda-feira (20) até essa sexta-feira (24), os profissionais apresentaram vídeos, palestras, distribuíram kits de higiene, promoveram a escovação supervisionada e a aplicação tópica de flúor nos estudantes. A ação é alusiva a Semana Nacional da Saúde Bucal, que é comemorada entre os dias 20 e 25 de outubro.

Segundo a técnica e coordenadora da saúde bucal em Siderópolis, Ghisela Kestering, é mais fácil fazer um tratamento preventivo do que curativo. “Nosso objetivo é conscientizar as crianças e os adolescentes da importância dos cuidados com a boca. É mais fácil, tanto para o profissional quanto para o paciente, atender quando não tem nada, do que quando já chega com um caso de dor ou com alguma fratura”, observou.

A ação é uma continuidade do programa Sorriso Feliz – Saúde na Escola, promovido pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Educação. Adaptado às necessidades do município, ele visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de iniciativas de atenção, prevenção e promoção a uma vida mais saudável. “Nós promovemos o mutirão dando continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado. A participação foi muito satisfatória, pois as crianças e os adolescentes se mostraram muito interessados no assunto”, comentou.

 

Encerramento

Os profissionais participaram de um encontro de encerramento para avaliar as atividades desenvolvidas durante a Semana Nacional da Saúde Bucal. Umas das ações positivas da semana foi o retorno de ações de prevenção na rede estadual do município. “A equipe está comprometida e trabalham para garantir a prevenção a partir das crianças e adolescentes e, cada vez maior, tornando-a mais eficiente e apresentando mais variáveis como forma de solucionar os problemas de saúde bucal da população em Siderópolis. Aproveito para parabenizar a todos os profissionais pelo Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro”, afirmou o prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão.

Na oportunidade, foram entregues kits contendo macro modelo e macro escova aos dentistas responsáveis por cada Unidade Básica de Saúde, a fim de proporcionar uma melhor qualidade na orientação de higiene bucal.

 
Colaboração: Cris Freitas