Previsão de chuvas e ventos fortes deixa Defesa Civil e órgãos de segurança em sobreaviso

25/06/2014 20:02

As previsões metrológicas para esta quinta-feira (26) deixam a Defesa Civil Municipal e demais órgãos de segurança em alerta e sobreaviso frente qualquer transtorno causado pelo mau tempo na região de Criciúma. Com base nas informações e monitoramento da Empresa de Pesquisa de Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), um ciclone extratropical poderá chegar ao estado entre esta quinta (26) e domingo (29), trazendo consigo chuvas e ventos fortes.

A Epagri publicou em sua página oficial um aviso sobre possíveis transtornos que podem ser causados pela chuva contínua. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Ângela Mello, a previsão é que chova de 280 à 300 milímetros entre esta quinta-feira e domingo (29). “É previsto um volume expressivo, possivelmente com pontos de alagamento. Toda nossa estrutura está de prontidão e estamos acompanhando tudo por meio da Epagri de Florianópolis e de meteorologistas locais e estaduais”, afirma Ângela.

Conforme a coordenadora, a Defesa Civil foi orientada já na terça-feira sobre a probabilidade do ciclone e desde então toda logística de gerenciamento de crise já foi estabelecida entre setores competentes. “Na medida do que a cidade for necessitando, nós estaremos preparados e iremos trabalhar para atender”, garante.

Após a passagem do ciclone, as temperaturas deverão cair em toda região. Enquanto este período de alerta, Ângela orienta a população para que fique atenta e tome as medidas adequadas quando necessário. “Fornecemos toda orientação, principalmente alertando as pessoas que vivem próximas às áreas de riscos para que fiquem atentas a qualquer elevação de rio, alagamentos, encostas dos morros ou qualquer estalo em suas casa. Se algo semelhante acontecer, pedimos que saiam do local e acionem os órgãos de segurança”, frisa.

 

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou através do plantão 9162-9006.

Colaboração: Denise Possebon