Outubro Rosa inicia com uma série de atividades em Siderópolis

08/10/2014 21:56

Caminhada rosa, palestrad e Dia D são algumas das ações neste mês

Começou desde o dia 1º de outubro em Siderópolis o movimento 'Outubro Rosa’ que se estende em todo o mundo até o final do mês. As primeiras atividades estão acontecendo nas unidades de saúdes com a busca ativa de mulheres que ainda não realizaram exames de prevenção. Os locais também ganharam umas decorações especiais e murais informativos com o temas relacionados à saúde da mulher. Na quinta-feira à tarde, acontece o lançamento para comunidade com a Caminhada Rosa dos profissionais da saúde pelo comércio convidando para as ações nos dias 17 e 18. A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) também participa nas Estrategias da Saúde da Família (ESFs) com atividades de educação e cuidados com a saúde.

No dia 17 (sexta-feira) , a partir das 13h30, está programada uma palestra com a médica do ESF, e a nutricionista do Nasf, Rosangele Pavan Salvaro. Dia especial de cuidado para as mulheres em parceria Projeta Cursos, de Criciúma. Demonstração de aula de zumba, distribuição de brindes, entrega de mensagens às mulheres e divulgação dos serviços prestados no município.

Já no dia 18, acontecerá o Dia D com realização de exame preventivo de câncer de colo de útero e mama, além de avaliação odontológica nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

A campanha que é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) tem o objetivo de alertar para a importância da prevenção do câncer de mama e o colo de útero por meio de auto-exames periódicos, preventivos(papanicolau) e mamografias.  A doença é uma das mais recorrentes no mundo e que mais mata mulheres.

Colaboração: Cris Freitas