Mulheres agricultoras participam de curso de confeitaria em Siderópolis

02/04/2013 18:41

 


As mulheres agricultoras de Siderópolis participaram de um curso de confeitaria realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) em parceira com a Prefeitura e Sindicato Rural. O curso com duração de 16 horas/aula aconteceu na terça e quarta-feira (26 e 27), no Centro Social Urbano. A capacitação foi ministrada pela instrutora, Bea Bortolotto.
 
Durante os dois dias, as alunas aprenderam a fazer recheios e coberturas de tortas doces, além de inúmeras variedades de salgados e doces. “Utilizamos a culinária mais pratica para facilitar no aprendizado e senti as alunas muito motivadas a aprender”, diz Bea.
 
O objetivo do Senar é garantir a permanência do homem do campo na lavoura.  Com a realização destes cursos profissionalizantes, as mulheres terão uma melhor qualidade de vida.  Além disso, elas podem conquistar sua própria fonte de renda. “É uma forma de agregar valor em sua propriedade rural”, reforça a instrutora.
 
Para o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, o curso visa despertar o empreendedorismo individual. “A intenção é capacitar as mulheres agricultoras para geração de uma nova renda. Em nosso governo também vamos implantar uma cooperativa agrofamiliar ou Casa do Produtor e, com a capacitação iremos produzir os produtos ainda mais saborosos em nosso município.”
 
Piscicultura
Alemão aproveitou para elencar alguns projetos para o meio rural. Um deles é fomentar renda com um novo projeto de piscicultura. “A piscicultura tem um mercado crescente no Brasil, que seguindo as tendências globais, tem uma população cada vez mais preocupada com a saúde e expectativa de vida. A aplicação da piscicultura está se tornando uma alternativa bem sucedida para ampliação da renda podendo ser tanques individuais ou pesque e pague.”
Um estudo feito pela Epagri em nosso município prevê a produção, em média, 78 toneladas de peixe ao ano, e futuramente poderá aumentar a produção se a atividade tiver uma boa estrutura e incentivo tanto para a produção quanto para a comercialização e o consumo.


 
Colaboração: Cris Freitas