Morre aos 88 anos, o ex-prefeito de Siderópolis, Zelindo Trento

10/04/2013 18:14

Faleceu nesta quarta-feira, 10 de abril, o empresário Zelindo Trento. Fundador das empresas ZTL, Zelindo Trento e Cia Ltda, o empresário completaria 89 anos no próximo dia 21 de maio. Também foi prefeito de Vereador de Urussanga, representando Siderópolis, em 1965 e prefeito de Siderópolis, de 1976 a 1982, pelo PSD. Zelindo Trento fazia tratamento contra um câncer.


Natural de Rio Carvão, Urussanga, Zelindo era casado com dona Begair, com quem teve quatro filhos, Edson, Everton, Edna e Júlio César. Era avô de nove netos e cinco bisnetos. Viveu até os 21 anos na cidade de Urussanga e em 1944 mudou-se para Siderópolis onde atuava como marceneiro, da Companhia Siderúrgica Nacional. Na cidade construiu uma vida de empresário e participação política. Seus primeiros empreendimentos foram uma loja de conserto de relógios de bicicletas e mais tarde um comércio, a Casa Trento, com filiais em Lauro Muller, Urussanga e Criciúma.

Mas o negócio que marcaria sua trajetória seria o transporte coletivo, sendo um dos precursores deste segmento no sul catarinense. Em 13 de junho de 1950 iniciou com o amigo Arlindo Cesa, a primeira linha de ônibus entre Criciúma e Siderópolis, a Cesa e Trento e Cia Ltda. Mais tarde a empresa foi rebatizada de Auto Viação Santo Antônio e novamente como Zelindo Trento e Cia Ltda.

O Grupo ZTL hoje possui empresas em Criciúma, Tubarão e a ZTL Turismo. Em Criciúma é uma das concessionárias do Transporte Coletivo Urbano. O grupo possui cerca de 100 colaboradores e uma frota de aproximadamente 100 veículos.

Zelinto Trento, mesmo aos 88 anos costumava ir à empresa até pouco temo antes de falecer. Também era integrante do Lions Clube Criciúma Centro. Tinha o hobby de consertar relógios, pintar telas e fabricar vinhos na própria casa, no centro de Criciúma.

Zelindo Trento será velado a partir do início da tarde desta quarta-feira na capela do Cemitério Municipal de Criciúma, onde será enterrado às 9 horas desta quinta-feira, 11 de abril.

Autoridades se manifestam nas redes sociais

Após a notícia do falecimento de Zelindo, alguns nomes da política da região lamentaram a perda do empresário.

Márcio Búrigo: “Recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito de Siderópolis, o empresário Zelindo Trento. Lamentamos profundamente a perda”.

Archimedes Naspolini: “Faleceu na madrugada de hoje, o empresário Zelindo Trento, nascido a 21 de maio de 1924, na localidade de Rio Carvão, interior de Urussanga. Foi agricultor, marceneiro, mecanógrafo, industrial, tansportador. Proprietário da empresa ZTL, de transportes coletivos, operando em Siderópolis, Criciúma, Capivari e Tubarão.  Casado com Begair Trento. Desse casamento nasceram Edson, Edna, Everton e Júlio Cesar. Até este horário (6h10) não me foram informados o local do velório e o horário do sepultamento. Condolências à família amiga!".

Luiz Fernando Cardoso: "Nossos sentimentos à Família Trento pela passagem do seu Zelindo, sempre à frente de seu tempo. Siderópolis e região perdem um grande líder".

 

Texto: Redação ClicAtribuna