Educação ambiental é tema de atividades na rede municipal de ensino

10/06/2015 19:33

Visitas ao aterro sanitário e palestras sobre reciclagem chamaram a atenção dos alunos de Siderópolis

Através de atividades educativas, os alunos da rede municipal de Siderópolis participaram, na última semana, de ações voltadas à conscientização e cuidados com a natureza. A educação ambiental foi tema de palestras e de visitas ao aterro sanitário do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos (Cirsures), localizado em Urussanga. Mais de 650 crianças e adolescentes de quatro instituições de ensino do município participaram das atividades.

Durante as palestras, a engenheira sanitarista e ambiental do Cirsures, Graziela Copetti, abordou tópicos relacionados à preservação do meio ambiente através da reciclagem. “Utilizei os 5 Rs da sustentabilidade – refletir, recusar, reutilizar, reduzir e reciclar – para explicar sobre o funcionamento da coleta seletiva e a importância que ela tem”, comentou.

Utilizando lixeiras coloridas e materiais de uso cotidiano, a engenheira ainda explicou a maneira adequada de descartar cada tipo de lixo. “As caixas de papelão precisam ser dobradas para ocupar menos espaço nas lixeiras e no caminhão da coleta. Todos os produtos secos precisam estar devidamente limpos para poder armazená-los sem transtornos”, acrescentou.

Já quando o assunto foi aterro sanitário, Graziela destacou que não são todos os resíduos que devem ter essa finalidade. “Infelizmente, muitos materiais de valor continuam sendo aterrados, sendo que eles ainda poderiam ser aproveitados na coleta seletiva. É preciso que, aos poucos, isso seja mudado”, frisou.