Dia Internacional da Mulher terá Dia D de prevenção em Siderópolis

03/03/2015 22:13

No próximo sábado (7), equipes da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Siderópolis promoverão um Dia D de exames preventivos nas Unidades Básicas de Saúde do município. O foco da ação será a prevenção do câncer de colo de útero, com o Papanicolau, e do câncer de mama, com a mamografia. O evento é em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

As Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Rio Jordão, Vila Rica e Vila São Jorge estarão abertas das 8h às 11h e das 13h às 16h para atender as mulheres. Como a ESF do Rio Fiorita está em reforma, as moradoras da comunidade serão atendidas na ESF Vila Rica, na sala de preventivos do Hospital São Lucas. Um automóvel estará disponível para o transporte das pacientes entre os dois bairros, buscando facilitar o atendimento. No ESF Dr. Gyrão, no centro da cidade, a ação foi realizada nessa segunda-feira (2) e segue nesta terça-feira (3) em horário estendido, das 17h às 21h, não havendo atendimento dia 7.

Durante o sábado, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também estarão presentes nas ESFs palestrando e orientando as pacientes. “O principal objetivo desse Dia D é prevenir e conscientizar as mulheres sobre os exames preventivos do câncer de colo de útero e do câncer de mama”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Lívia Feltrin.

 

Exames preventivos

O Papanicolau ou exame preventivo consiste na coleta de células do colo do útero, para detectar o câncer em estágio precoce ou alguma anormalidade nas células que possam estar relacionadas a esse tipo de tumor ou a outro tipo de doença.

Já a mamografia é feita através de um aparelho de raio-X, o mamógrafo, e serve para a avaliação das mamas. O exame radiológico pode identificar lesões benignas ou malignas, que podem se apresentar como nódulos ou calcificações. 

Colaboração: Cris Freitas