Campanha do Novembro Azul alerta para a prevenção ao câncer de próstata

05/11/2014 20:46

Diversas atividades serão desenvolvidas durante todo o mês no município

O mês da prevenção contra o câncer de próstata. O objetivo é conscientizar homens na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde sobre o risco da doença. O exame aumenta as chances de cura, em até 90%, mas o preconceito e a falta de informação distancia o público-alvo, aumentando os casos no Brasil. De acordo com Ministério da Saúde, até o fim de 2014, serão 69 mil novos casos. No dia 7, a empresa Imepel receberá a equipe para uma atividade de ginástica laboral com as equipes da Secretaria de Saúde e Nasf.

O secretário de Saúde, Everton Trento enfatiza que é preciso combater o preconceito por parte dos homens que relutam em não fazer o exame. “A prevenção é decisiva para evitar que a doença se instale. Precisamos estar mais conscientes e deixar os preconceitos de lado”, completou.

Já na terça-feira, dia 11, as atividades começam cedo, a partir das 9h, com a Caminhada Azul, no Centro da cidade chamando a atenção da população para a campanha. Nesta data também está previsto o inicio de atividades de orientações de saúde nas empresas do município até o final do mês. As ações oferecidas serão: avaliação do IMC, medida da circunferência abdominal, além de informações sobre vasectomia, tabagismo, ginástica laboral, aferição de PA e testes rápidos e saúde bucal.

Já no dia 25 (terça-feira), a partir das 9h, serão realizadas blitze no Centro e na Vila São Jorge, com entrega de preservativos, material informativo e convites para a palestra.

E no dia 26, a partir das 13h30, acontecerá a Feira da Saúde com atividades orientativas sobre a doença e a palestra “Prevenção do Câncer de Próstata e Diabetes” com a médica da Estratégia da Saúde da Família, Leila Wassler Faust, ambas no Centro Social Urbano.

O evento é uma promoção da Secretaria de Saúde através da Atenção Básica e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em parceria em determinadas ações com APAE, Afabes, CAPS.

Campanha

A campanha será intensificada com objetivo de despertar homens de a partir de 40 anos dos cuidados a serem tomados. “Precisamos envolver toda a sociedade, para essa sensibilização. A multiplicação da informação sobre a doença faz toda a diferença”, alertou o secretário. 

 

Colaboração: Cris Freitas