Caminhada chama a atenção para a campanha do Novembro Azul em Siderópolis

11/11/2014 22:32

Na manhã desta terça-feira (11), profissionais da Secretaria de Saúde percorreram as ruas centrais do município

Assim como foi no Outubro Rosa, os profissionais da Secretaria de Saúde de Siderópolis promoveram uma caminhada em alusão ao Novembro Azul. Na manhã desta terça-feira (11), eles percorreram as ruas centrais do município chamando a atenção para a campanha de prevenção ao câncer de próstata. Também foram distribuídos aos homens convites com a programação do dia 26. A passeata foi realizada pelas equipes da Atenção Básica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com a Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess).

Conforme o secretário de Saúde, Everton Trento, a expectativa é que a campanha de prevenção ao câncer de próstata tenha tanto sucesso quanto a de câncer de mama e de colo de útero. “No Outubro Rosa foi feito um trabalho maravilhoso, cujo resultado foi muito positivo, principalmente quanto à conscientização das mulheres. Os homens cobraram das filhas e das esposas para que elas fizessem os exames preventivos. Agora são elas que cobram dos maridos e dos filhos para que façam a parte deles”, destacou.

O secretário ainda apontou que a resistência em fazer o exame de próstata está caindo. “A cada dia que passa o preconceito está diminuindo e os homens estão entendendo a necessidade das consultas de rotina. Eles estão percebendo que as consequências desse tipo de câncer são ilimitadas e que a prevenção é a chave de tudo”, pontuou.

A programação do Novembro Azul em Siderópolis segue no dia 25, a partir das 9h, onde serão realizadas blitze no Centro e na Vila São Jorge, com a entrega de preservativos, material informativo e convites para a palestra. Já no dia 26, acontecerá uma Feira da Saúde com orientações sobre a doença. Para completar o calendário de eventos da campanha, uma palestra sobre a “Prevenção do Câncer de Próstata e Diabetes” será proferida pela médica da Estratégia Saúde da Família (ESF), Leila Wessler Faust. Ambas as ações serão realizadas no Centro Social Urbano, a partir das 13h30.

 

Orientações nas empresas

Antes da caminhada na área central do município, profissionais da saúde estiveram na Garagem da Prefeitura orientando os funcionários sobre cuidados para uma vida mais saudável. Durante a ação houve a medição do Índice de Massa Corporal (IMC), ginástica laboral, aferição da pressão arterial e informações nutricionais.

Na última sexta-feira (7), a Imepel recebeu a equipe para orientações de saúde e ginástica laboral. Na próxima terça-feira (18), os profissionais da saúde estarão na empresa Roberge e, no dia 24, na BR Plásticos. 

 
Colaboração: Cris Freitas