Empresa utiliza cisterna para aproveitar água da chuva

26/03/2015 12:17

Reaproveitamento da água é utilizado no jardim, nos vasos sanitários e na horta da empresa

Uma maneira de contribuir com o meio ambiente e reduzir os gastos com o fornecimento da água é a utilização de cisternas. Além de ser uma forma sustentável, o processo é simples, é realizado através da captação da água da chuva. A Contato Internet, empresa araranguaense apostou neste sistema, e já o utiliza há quatro anos.

A ideia surgiu da diretora da empresa, Marlise Pereira Bertoncini, com isso foi contratado um técnico hidráulico para fazer o projeto. A chuva que cai sobre o telhado da empresa é direcionada a calhas, que levam a água até tubos conectados diretamente à cisterna, gerando o armazenamento. 

De acordo com o gerente de T.I., Alexandre Fenzke, que acompanhou a instalação, há um sistema de filtro que garante o armazenamento livre de impurezas, como sementes, folhas, galhos e sujeiras. Para a utilização da água é necessário instalar uma bomba para levar o liquido para a caixa d’água, ou um motor. Mas na empresa é realizado através de uma bomba que permite a utilização da água, tanto para uso externo como interno.
 
A cisterna é capaz de armazenar 15 mil litros. A água captada da chuva pode ser utilizada em vasos sanitários, jardins, hortas, e para lavar o pátio. Com essa captação o consumo da empresa diminuiu principalmente em época de chuvas, que o armazenamento é maior. 
 

 

Colaboração: Ana Acordi