Pavimentação asfáltica da SID-154 é inaugurada

06/07/2015 19:55

Após décadas de espera, a comunidade de Rio Kuntz viu um sonho se transformar em realidade. Na manhã do último sábado (4), o Governo de Siderópolis inaugurou a pavimentação asfáltica da Rodovia Nossa Senhora do Carmo, a SID-154, que corta a localidade. Essa foi a primeira de uma série de obras que serão inauguradas nos próximos meses. Além do prefeito Helio Cesa (Alemão), do vice-prefeito Roni Remor (Lilo), dos representantes do poder Legislativo e Executivo e dos moradores da comunidade, o ato também contou com a participação dos deputados estaduais Ada de Luca e Claiton Salvaro.

Foi com festa que os moradores receberam a pavimentação. Além da cantoria por parte do Grupo de Cantores Bellunesi e do grupo Três do Rio, a inauguração também contou com a transmissão ao vivo pelo programa Eldorado na Praça, da Rádio Eldorado.

Para os habitantes da comunidade, a pavimentação é considerada uma vitória. “Isso é motivo de festa e de alegria para o Rio Kuntz e para Siderópolis. Eu tenho certeza de que você é o cara, prefeito, pois prometesse, cumprisse e o asfalto está aqui. Muito obrigado”, agradeceu um dos moradores, Antônio Andrino de Souza.

Outro morador do Rio Kuntz, Aldo Zanin, acrescentou que a obra é um sonho que foi conquistado. “Há 50 anos eu perguntava para o meu pai o que era um asfalto e hoje ele passa em frente a minha casa. Quando a pavimentação começou, muitas pessoas criticaram porque a obra era no interior. Mas o prefeito não pode olhar apenas para a zona urbana, é preciso olhar para a área rural, pois é daqui que sai a produção. Por isso nós agradecemos esse presente, esse tapete negro que está aí. Quero mais uma vez agradecer a você, Alemão, pelo empenho. Muito obrigado a todos que contribuíram com isso”, destacou.

Durante o ato de inauguração, o prefeito Alemão destacou que a obra foi resultado de muita luta e dedicação do Governo Municipal. “O Rio Kuntz sonhou um dia em ter uma pavimentação asfáltica e teve alguém que sonhou junto, fazendo o sonho se transformar em realidade. Essa é uma forma de agradecimento à comunidade que durante tantas décadas forneceu a água, o bem mais precioso que temos, para a nossa área urbana. Sinto-me muito orgulhoso de fazer parte dessa história e ter contribuído para o desenvolvimento daqui. Essa é uma obra de qualidade, que foi feita para durar não cinco anos, mas cinquenta, pois foi realizada com muito esmero”, enfatizou.

Alemão ainda destacou o apoio do governo estadual para a execução da pavimentação. “A participação do Governo do Estado foi fundamental e decisiva. Por isso quero aqui fazer um agradecimento muito especial ao nosso governador, Raimundo Colombo, e ao vice, Eduardo Moreira, pela decisão política de repassar via Fundam recursos para essa tão sonhada obra”, acrescentou.

 

A obra

As obras no trecho de 1.670 metros de extensão da SID-154 foram desenvolvidas em duas etapas. A primeira, de 613,93 metros, foi desenvolvida através de uma intermediação de recursos via Fundo Social com o governo estadual, através do deputado estadual Altair Guidi. Já a segunda etapa, que abrangeu pouco mais de um quilômetro, foi realizada graças ao repasse enviado pelo Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Ambas as fases contaram com a contrapartida do Governo Municipal.


Colaboração: Suelen Bongiolo