A devastação deixada pela Marion no ano de 1967 em Siderópolis

23/02/2015 21:01

Dragline Marion 7800

 

No ano de 1967, o Código de Mineração era relativamente vago em relação aos cuidados com o meio ambiente, resumia-se na seguinte frase “a atividade de mineração deve evitar a poluição das águas e do ar”. Amparada por este argumento, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), trouxe para o cenário nacional uma gigantesca máquina para aumentar sua produção na lavra de carvão mineral em Santa Catarina, esta máquina é conhecida como a Dragline Marion 7800. As suas dimensões eram impressionantes, 23m³ de caçamba e lança de 70m de comprimento.

A  Dragline Marion 7800 trabalhou no município de Siderópolis até a década de 90, onde causou uma devastação de aproximadamente de 1000 Ha de áreas férteis durante os 30 anos de exploração.

 

COMO A DRAGLINE MARION 7800 TRABALHAVA?

Dragline Marion 7800 efetuava a descobertura arrastando o solo e a camada de arenito que se encontrava acima da camada de carvão, toda essa cobertura era considerada estéril. Solo, não é estéril, não para a agricultura. Na concepção de Mineração da época, o solo era algo inútil. Todo estéril era depositado em pilhas deixando a paisagem com um aspecto “Lunar” (cratera e montes sem vida), já o carvão era extraído por escavadeiras e transportado por caminhões até a usina de beneficiamento.

 

Montes de "estéril" deixados pela Dragline Marion 7800.

Nos dia atuais a única árvore que consegue se desenvolver sobre os montes “estéreis” deixados pela Marion é o Eucalipto. Um dos impactos ambientais causado pela ação da Dragline Marion 7800, além dessa imensa área devastada sem que nenhuma vegetação nativa consiga de desenvolver sobre ela, na região de Siderópolis/SC, é a DAM ( Drenagem Ácida de Mina). Com o tempo e com as chuvas, mais que recentes na região, toda essa área de estéril que esse estende por quilômetros e quilômetros, é foi e está sendo “lavada” eternamente transportando os minerais contaminantes presentes no Carvão, como a Pirita, até o lençol freático, contaminando toda as nascentes da região e consequentemente vários rios entorno da mesma. 

Lagoa contaminada no centro da área devastada pela Dragline Marion 7800.

Várias lagoas estão totalmente contaminadas com minerais pesados, elevando o PH da água radicalmente, deixando-a imprópria para o consumo humano, um grave impacto ambiental.

 

No vídeo abaixo vocês poderão ver a  Dragline Marion 7800 trabalhando.