Alunos de Siderópolis participarão do 2º Prêmio Acic de Matemática

07/09/2015 20:20

A competição contará com aproximadamente 120 estudantes do 5º e do 6º ano da rede municipal de ensino

Para alguns um exercício simples; para outros um “bicho de sete cabeças”. Independente de como se apresenta para cada um, a matemática é disciplina de destaque nas escolas e acompanha o desenvolvimento das pessoas até a vida adulta. Visando incentivar o gosto pela disciplina, alunos da rede municipal de ensino de Siderópolis participarão do 2º Prêmio Acic de Matemática. Aproximadamente 120 estudantes do 5º e do 6º ano do ensino fundamental participarão da competição.

A segunda edição do prêmio é promovida pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e conta com o apoio do Governo Municipal de Siderópolis, por meio da Secretaria de Educação. “O município sempre apoia ações que enalteçam a educação e incentivem a participação dos estudantes”, enfatizou o prefeito Helio Cesa (Alemão).

As inscrições serão feitas pelas próprias escolas, até a próxima quinta-feira (10). As avaliações serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira objetiva – com questões de múltipla escolha – e a segunda discursiva – com a necessidade de desenvolver o cálculo de cada uma. As provas serão elaboradas pela Instituição Técnica Conveniada (ITC) e serão baseadas de acordo com os critérios da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e conforme os parâmetros curriculares. A data para a aplicação da primeira avaliação é o dia 30 de setembro, enquanto a outra será no dia 5 de novembro.

A competição tem caráter cultural e visa incentivar a valorização da matemática na vida cotidiana. “O objetivo é fazer com que os nossos alunos aprendam e também criem o gosto pela disciplina. Com isso poderemos acompanhar o desenvolvimento deles, buscando sempre melhorar o ensino em nosso município”, ressaltou a secretária de Educação, Rosângela Rossa de Souza. 

Colaboração: Suelen Bongiolo