Festival da Montanha movimentará Siderópolis neste fim de semana

23/07/2015 21:13

De sexta-feira (24) até domingo (26), os simpatizantes e praticantes de atividades de aventura têm um compromisso marcado em Siderópolis: participar do 1° Festival da Montanha. Com o lema “As experiências de quem ousou trilhar o seu caminho”, o evento tem como objetivo fomentar o turismo local e desenvolver atividades relacionadas ao esporte. O festival faz parte das ações do Rotas do Aguaí, promovido em parceria com o Governo Municipal. A base das atrações será na Pousada da Serrinha, localizada ao lado do mirante da Barragem do Rio São Bento, no interior do município.

Conforme a organização do evento, a programação para os três dias de festival abrange os mais variados gostos. Além das atividades esportivas, os participantes também poderão acompanhar mostras de vídeos, exposições fotográficas e palestras que contarão um pouco da história de caminhantes, montanhistas e escaladores da região.

O festival também contará com a presença de três escaladores brasileiros: Daniel Juliano Casas, de Santa Catarina; Rafael Caon, do Rio Grande do Sul; e Edemilson Padilha, do Paraná. Os profissionais participarão de uma das principais atividades do evento, que será a escalada do Morro da Mina, na comunidade de São Pedro, no sábado (25). O local é conhecido por ser a maior parede de arenito do sul do Brasil para a prática da atividade.

De acordo com o prefeito, Helio Cesa (Alemão), o evento visa atrair não só os montanhistas, mas o público de toda a região. “O objetivo do festival é consolidar o montanhismo como uma opção de turismo de aventura no nosso município. É uma semente que plantamos e que já começa a dar frutos. Espero contar com a presença da população de maneira geral, pois haverá diversas atividades a serem prestigiadas”, explicou.

Conforme a organização, poderá haver alterações ou exclusão de atividades conforme o número de inscritos. Os interessados em participar de alguma das atrações precisam entrar em contato através do e-mail expedicaoxokleng@uol.com.br.

Programação Festival da Montanha

24 de julho – Sexta-feira

19h30 – Recepção e Abertura
Mostra: Vídeo Rotas do Aguaí

25 de julho – Sábado

8h – Início das atividades

Caminhada – O Guarani – Caminhada até a Casa de Cerimônias Guarani 
(15km ida e volta / nível fácil)

Pedal – Saída da base em direção a Treviso, com almoço na Pousada Santo Antonio (por adesão R$ 25,00) 
(aproximadamente 50km / totalmente em estrada de chão / nível intermediário)

Slackline – Equipe Pés na Fita e Cabeça na Escola – Demonstração e instrução

Stand Up Paddle – Equipe Aloha – Barragem do Rio São Bento

Escalada Morro da Mina –  A maior parede em arenito do sul do Brasil para prática de escalada (com Daniel Casas, Rafael Caon, Edemilson Padilha e Filipe Ronchi)

Cavalgada – Fazenda São Lourenço

18h – Encontro entre Homens e Montanhas 

Daniel Casas – Arte Vertical: Conceito do montanhismo e suas modalidades
Rafael Caon – Gelo Patagônico Sul
Edemilson Padilha – A conquista da via “Fio na Navalha”, como abrir uma via de 700 metros numa parede com pouquíssimas informações

20h30 – Mostra: Vídeo Memórias de São Pedro – Conversa com Júnior e Michele (Felinos do Aguaí)

26 de julho – Domingo

8h – Início das atividades

Escalada Setor Serrinha

Caminhada até a Gruta – vista panorâmica da Barragem do Rio São Bento 
(11km ida e volta / nível médio)

Pedal até o Instituto Felinos do Aguaí 
(aproximadamente 18km ida e volta)

Previsão de término das atividades e retorno à base até 13h.

Colaboração: Suelen Bongiolo