Pró-Leite de Siderópolis atrai a atenção de grupo do Espírito Santo

15/09/2015 22:57

Durante esta terça-feira (15), uma comitiva do Espírito Santo visitou Siderópolis para conhecer de perto o projeto Pró-Leite e os investimentos do programa SC Rural no município. O grupo – formado por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) – esteve na comunidade de Jordão Alto, no interior do município, e trocou experiências com representantes da Epagri e do Governo Municipal e com os agricultores locais.

O encontro iniciou com uma roda de conversa, onde os visitantes questionaram sobre a maneira no qual o investimento é feito pelo SC Rural na cadeira produtiva do leite. Também foi explicado o processo de criação do Pró-Leite em Siderópolis e os resultados colhidos com o programa. “O projeto iniciou em 2010, buscando incentivar a produção de leite no município. Os laticínios aqui localizados precisavam buscar o produto em outras cidades para suprir a grande demanda, já que a produção interna era pequena. Com isso, a Epagri e o Governo Municipal passaram a oferecer uma maior assistência técnica nas propriedades, incentivando o melhoramento genético e aumento da produção”, explicou o médico veterinário e coordenador do Pró-Leite, Leomar Dalcin.

O grupo ainda visitou duas propriedades do Pró-Leite beneficiadas pelo SC Rural, conhecendo a infraestrutura utilizada na produção. “Nós viemos a Santa Catarina justamente para ver esses programas de investimento do SC Rural com as prefeituras e associações, para conferir na prática, como agora, os avanços alcançados através deles”, comentou o engenheiro agrônomo e diretor-técnico do Incaper, Lúcio Herzog de Muner. Além dele, também participaram da visita o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário, da Aquicultura e da Pesca, Marcelo Suzart de Almeida, e o diretor-presidente do Incaper, Wanderley Stuhr.

O vice-prefeito Roni Remor, o Lilo, acompanhou a visita dos capixabas e destacou o comprometimento da administração municipal para o sucesso do projeto. “Com a dedicação empenhada para que nossos programas deem certo, Siderópolis hoje está se tornando uma referência. Receber essas pessoas só confirma que estamos seguindo pelo caminho certo”, destacou.