Festival Flores de Outubro levará cor e harmonia à Praça Central de Siderópolis

05/10/2015 20:19

Visando promover a qualidade de vida e a cooperação, o Governo de Siderópolis realizará, nesta sexta-feira (9), o Festival “Flores de Outubro”. A ação acontecerá na Praça Central do município e consistirá em atividades intersetoriais, englobando as Secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Educação, Esporte e Cultura. O evento será realizado das 9h às 16h, com uma programação voltada a atender os mais variados públicos.

O festival é uma junção dos setores público, privado e sem fins lucrativos que visa desenvolver atividades de recreação, prevenção e conscientização, além de ações sociais e de cidadania. Para dar um colorido ainda mais especial ao evento, cada área é representada por uma flor: a Saúde é simbolizada pela rosa; a Educação pela flor de cacto; a Assistência Social pelo lírio; o Esporte pelo Girassol; a Associação dos Artesãos de Siderópolis (AAS) pelo hibisco; a Cooperativa dos Agricultores Familiares (Cooperbelluno) pela flor do campo e a Fundação do Meio Ambiente (Famsid) pela quaresmeira.

Através de uma parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), serão ofertados, na área da Saúde, testes de glicemia, de hepatite C, de sífilis e de tipagem sanguínea, além de orientações sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Também haverá a confecção e atualização do Cartão SUS, no qual os interessados precisarão apresentar o CPF e um comprovante de residência para que o procedimento seja realizado. Como o mês é voltado para a saúde feminina, uma sessão de beleza e aula de zumba estarão disponíveis às participantes.

Quem passar pela praça também poderá conferir a 2ª Mostra Gastronômica, promovida em parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde. A feira é realizada pelos estudantes das escolas municipais e dos Centros de Educação Infantil (CEI), que colocarão em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula.

Já a Assistência Social oferecerá orientações sobre benefícios como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a carteira do idoso e as certidões, assim como a confecção da carteira de trabalho e da 1ª via do RG. Também será realizada uma campanha de arrecadação de brinquedos e atividades recreativas para os pequenos, como cama elástica, piscina de bolinhas, lego gigante e jogos de mesa.

Os interessados na área esportiva poderão participar de atividades como vôlei, xadrez, futebol, tênis de mesa e jiu-jtisu. Já para quem gosta de música e de artesanato, haverá oficinas e a apresentação do Coral Vozes da Alegria.