Caminho dos Tropeiros receberá manutenção e ganhará mirante

19/09/2015 09:22

A trilha centenária Caminho dos Tropeiros, que liga Siderópolis a Bom Jardim da Serra e passa pela Reserva Biológica Estadual do Aguaí, vai ganhar incrementos para atrair turistas e garantir sua preservação.

O Prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa Alemão, conseguiu encaminhar convênio com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), para limpeza e manutenção da trilha, que tem cerca de 12 quilômetros e inicia na localidade de Costão da Serra, próximo a Barragem do Rio São Bento. Além disso, a fundação também vai auxiliar no uso racional e sustentável do caminho, com estudos sobre a fauna e a flora existentes na reserva.

Paralelo à manutenção e limpeza, o município de Siderópolis vai elaborar projeto arquitetônico para a construção de um mirante e atrair ainda mais turistas para a trilha, que era utilizada pelos tropeiros como ligação entre o planalto serrano e o litoral para transporte de mercadorias. Conforme o prefeito, ainda deve ser encaminhado ao legislativo, um Projeto de Lei, que transforme o Caminho dos Tropeiros em patrimônio histórico de Siderópolis.

“A trilha já é bastante visitada e o que queremos é utilizá-la como atrativo turístico, mas sem prejuízos ao meio ambiente”, afirmou Alemão, acrescentando que “o município também vai estudar junto com a Fatma, maneiras de aproveitar o potencial turístico da barragem”.

A reunião que definiu a parceria com a Fatma, foi realizada em Florianópolis com o presidente da fundação, Alexandre Waltrick e com o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, e contou com a participação do deputado estadual, Luiz Fernando Vampiro e com o secretário municipal de Administração, José Antônio Périco.