Ampliação da Unidade de Saúde do Bairro Rio Fiorita é inaugurada com homenagem ao médico Élcio Rauen

28/10/2015 19:40

O Governo de Siderópolis inaugurou na tarde desta quarta-feira, 28, a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rio Fiorita em Siderópolis. Com parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, foram ampliados 84,79 metros quadrados da unidade que funciona como Estratégia de Saúde da Família (ESF), atendendo mais de 2,9 mil habitantes.

“Sempre consideramos saúde prioridade absoluta e nunca medimos esforços para buscar recursos para obras que melhorem o espaço físico, sem esquecer da qualificação da equipe para um atendimento humanizado”, destacou o prefeito Hélio Cesa Alemão, acrescentando que “é muito melhor promover saúde do que tratar doenças”. Durante a cerimônia, o prefeito entregou uma balança portátil para a pastoral da Criança de Siderópolis para auxiliar na pesagem dos meninos e meninas atendidos no bairro Rio Fiorita.

Na ampliação do espaço foram investidos quase R$ 138 mil e outros R$ 5 mil foram utilizados para a pavimentação da frente da UBS, dando mais mobilidade para os usuários. A unidade conta com um médico clínico geral, um médico pediatra, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, sete agentes comunitários de saúde e conta com o apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Além das consultas médicas, vacinas, preventivos e mamografias, a equipe realiza visitas domiciliares.

Homenagem - A ESF do bairro Rio Fiorita leva o nome do médico Élcio Rauen, um dos primeiros a trabalhar na cidade e que permaneceu por mais de 13 anos prestando serviços para o município, para o Sindicato dos Mineiros, Funrural e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Conhecido pela interação com a comunidade e por nunca negar um atendimento, Dr. Élcio saiu de Siderópolis em 1995, quando foi trabalhar em Içara, onde faleceu em 2006. Durante a inauguração da ampliação da unidade, sua esposa Maria Gorete Mattei Rauen e o filho Carlos Mattei Rauen lembraram um pouco da trajetória do médico, que foi referendado pelo prefeito Alemão e pelas demais autoridades presentes.

Texto: Simone Costa  Fotos: Suelen Bongiolo