Secretarias de Saúde e Educação lançam mascote do Programa Saúde na Escola em Siderópolis

14/03/2013 22:55

A Prefeitura de Siderópolis por meio das Secretarias de Saúde e Educação promoveram a “Semana Saúde na Escola”, que iniciou no dia 11 e se estende até sexta-feira, dia 15 de março, onde será lançado o mascote do programa. O evento está marcado para as 9h, no Ginásio Municipal 19 de Dezembro.

Com o objetivo de promover a saúde com ações educativas e atenção básica buscando o comprometimento ao desenvolvimento das crianças e jovens das redes públicas e particulares, as secretarias de governo inseriram um concurso para criar a mascote do Programa Saúde na Escola. O tema deste ano: “Obesidade Infantil e Saúde Ocular.” Estudantes de todas as escolas participaram despertando a criatividade na produção dos desenhos, além de trabalhar o tema em sala de aula.

Durante a Semana Saúde na Escola os profissionais da saúde e educação estiveram empenhados em desenvolver um trabalho de prevenção com a entrega de folders institucionais, tabelas nutricionais e optometrias, além de jogos educativos sobre saúde bucal. Acompanhados de o mascote Doutor Dentuço, os profissionais da saúde visitaram todas as unidades escolares para conhecer os trabalhos desenvolvidos e convidar os estudantes a participar do evento.

Para a secretária de Saúde, Luana Bez, o programa visa a prevenção da obesidade e saúde ocular. "É de extrema importância para os municípios, visto que, o número de crianças com obesidade e problemas oculares tem crescido nos últimos tempos."

Segundo a gestora, profissionais da área da saúde estão realizando ações durante a semana nas escolas municipais, estaduais e particulares procurando sensibilizar a população, mostrando a importância da promoção em saúde. Ela enfatiza que o município aderiu ao programa e irá trabalhar a prevenção e orientação dos escolares na Saúde Bucal. "A nossa equipe da secretaria de saúde está mostrando grande interesse e participação para fazer uma saúde melhor", finalizou

Já a coordenadora de Atenção Básica, Gabriela Casagrande Savi enfatizou que os professores fizeram um excelente trabalho com os temas em sala de aula. “Os estudantes preparam murais com os desenhos, apresentaram teatros, o que resultou positivamente, pois puderam aprenderam com fazer a prevenção das doenças.”

O projeto é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e trabalham com temas de mobilização nacional. A Semana Saúde na Escola acontece anualmente e tem por objetivo alertar a comunidade escolar para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno da criança, do adolescente e dos educandos da modalidade EJA.

 

Colaboração: Cris Freitas