Pesquisas apontam Hélio Cesa (Alemão) na frente em Siderópolis

30/08/2012 22:09
A chapa de oposição na disputa pela prefeitura de Siderópolis, do candidato Hélio Roberto Cesa, o Alemão (PMDB) aparece à frente da chapa pura de situação, do candidato Marcos Feltrin (PP), na terceira pesquisa contratada pelo Diário de Notícias (DN) sobre as Eleições Municipais 2012, realizada pelo Instituto Vortex, de Florianópolis.
 
A coleta de dados ocorreu nos dias 22 e 23 de agosto de 2012. Foram ouvidos 434 eleitores, residentes em 17 bairros da cidade (Centro, Fiorita, Trilho, São Jorge, Cohab I, Cohab II, Renascer, Vila Esperança, Jordão Baixo, Rio Maina, São Martinho, Jordão Alto, Patrimônio, Rio Kuntz, Jordão Médio, Rio Albino e Santa Luzia), de diferentes gêneros, faixas etárias, rendas médias mensais e grau de instrução.
 
A pesquisa é quantitativa, descritiva, por amostragem representativa do eleitoral do município, e foi feita através de entrevistas individuais e diretas, com base em questionário estruturado, contendo perguntas espontâneas e estimuladas. A margem de erro máxima é de 4,8% para intervalos de confiança de 95%.
 

Estimulada

 
Hélio Roberto Cesa, o Alemão (PMDB), que tem como candidato a vice Roni Remor, o Lilo (PSD), na Coligação ‘Siderópolis Quer Muito Mais’ (PMDB/PSD/PT/PSDB/PPS), obteve 61% na indicação estimulada, quando os nomes são apresentados e o entrevistado escolheu qual seria a melhor opção.
Alemão Gráfico1 Pesquisa Vortex/DN: Alemão sai à frente, com 61% das intenções de votos em Siderópolis!
 
O candidato a prefeito Marcos Feltrin (PP), com o vice Ademir Donadel (PP), juntos na coligação ‘Mais Por Siderópolis’ (PP, PDT, DEM e PTC), apareceram em segundo lugar na pesquisa, com 26% das intenções de voto. O índice de indecisão é de apenas 13%.
 
 

Espontânea

 
Quanto à indicação espontânea, quando o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, Hélio Alemão também saiu à frente, obtendo 49%, seguido por Feltrin, com 19%.
 
 
Alemão Gráfico2 Pesquisa Vortex/DN: Alemão sai à frente, com 61% das intenções de votos em Siderópolis!
O percentual de pessoas que não soube responder ou não respondeu em quem votaria é de 29% e de brancos e nulos 3%, na indicação espontânea.
 

Rejeição

 
O índice de rejeição da Pesquisa Vortex/DN para Siderópolis mostrou que a grande maioria dos entrevistados não rejeita nem um, nem outro candidato. Dos 434 eleitores, 64% não souberam responder ou não responderam em quem “não votariam” para prefeito de Siderópolis nestas eleições.
 
Entre os entrevistados que optaram por um dos candidatos, 28% responderam que não votariam em Marcos Feltrim (PP) e no vice, Ademir Donadel (PP), da chapa apoiada pelo atual prefeito do município, Douglas Warmling, o Guinga (PP); enquanto 8% disseram que não votariam em Hélio Alemão (PMDB) e no vice Lilo Remor (PSD).
 
Observa-se que a rejeição nominal de Feltrin e Donadel é tendência de um terço do eleitorado, enquanto “um a cada dez” rejeita Alemão e Lilo.
 

Convicção no voto

 
Daqueles que optaram por um ou outro candidato, a pesquisa mostra que 70% estão convictos da preferência. Este percentual de entrevistados disse que não mudará o voto até o dia das eleições. Os indecisos, que afirmaram haver possibilidade de mudar o voto, ficaram em 26%. Alguns (3%) ainda afirmaram que a opção de voto é provisória, e que vão mudar até as eleições “com certeza”. Não sabem ou não souberam responder 1% dos entrevistados. A soma das escolhas provisórias totaliza 30%.
 
O sociólogo e cientista político do Vortex, Eduardo Santos, ressalta que este estudo revela apenas tendências do panorama eleitoral, não devendo ser entendido como resultado definitivo do pleito, podendo sofrer alterações.
 
Alemão Gráfico3 Pesquisa Vortex/DN: Alemão sai à frente, com 61% das intenções de votos em Siderópolis!