Manhã de domingo alia corrida e turismo em Siderópolis

06/04/2014 22:49

Manhã de domingo alia corrida e turismo em Siderópolis

A manhã de domingo foi de muita corrida, força de vontade e suor. O Circuito Caminhos dos Sul, teve a primeira etapa neste fim de semana, levando 158 corredores à barragem do Rio São Bento, em Siderópolis. O intuito do circuito, o qual conta com quatro etapas, é o de vincular esporte ao turismo no Sul. Como cenários para cada desafio, a Esporte & Saúde – Pro Runner escolheu pontos turísticos de Siderópolis, Urussanga, Nova Veneza e Criciúma. 

O primeiro desafio teve largada e chegada no restaurante Ghellere. Na categoria iniciante, com quatro quilômetros, não ocorreu premiação. No intermediário, com oito quilômetros, os vencedores do masculino na classificação geral foram: primeiro lugar Sidney Espindola, com 42’02; segundo Andrea Rella, com 43’58; terceiro Alexandre Lopes, com 44’57; quarto Sidney Godinho, com 46’50 e em quinto lugar Renato Panhan, com 48’12. No feminino, ainda na categoria intermediário a classificação geral foi: primeiro lugar com Silvana Peterle, com 49’46; segundo lugar, Marina Nunes, com 54’51; terceiro ficou com Paula Bez Birolo, com 55’20; quarto lugar Quelen Bruch, com 55’36; e o quinto lugar ficou com Gabriela Naspolini, com 57’40. 

Já na categoria avançada, com 16 quilômetros, os vencedores foram na classificação geral masculino: primeiro lugar, Eric Teixeira, com 1’16’07; segundo Leandro Souza, com 1’16’56; terceiro lugar Nilson Cardoso, com 1’20’27; em quarto Giovani Campos, com 1’23’40; e em quinto Evanio Valentini, com 1’25’04. Na classificação geral, dos 16 quilômetros feminino, o resultado foi: em primeiro lugar Monica Bialeki, com 1’47’12; segundo lugar, Charlene Crepaldi, com 1’47’12; terceiro lugar, Juliana Lora, com 1’52’37; quarto lugar, Luciana Guze, com 1’57’29; e em quinto lugar, Maria Elisa Fagundes, com 1’58’58. 

O vencedor da categoria avançada, Eric de Souza Teixeira, de 17 anos, veio de Garopaba com cinco amigos para participar da corrida. Segundo ele, os treinos iniciaram ano passado e costuma participar de disputas até 21 quilômetros. “Gostei bastante da prova. Apesar de estar envolvido com a corrida, consegui observar a paisagem”, avaliou dizendo que o local escolhido foi um dos pontos positivos da primeira etapa. 

Todos os participantes receberam um kit contendo uma sacola de poliéster, camiseta de poliamida, garrafinha e pulseira de identificação, além de uma medalha de participação. O diretor de tributos e contabilidade da Thomson Reuters, Joe Jackson, de 53 anos, do Texas, está na região desde a última semana por conta da aquisição da empresa Domínio Sistemas. Ele participou dos quatro quilômetros e ficou encantado com a paisagem. “Estou na região pela segunda vez e não conhecia a barragem. O local é muito bonito e a prova foi bem organizada”, considerou. 

O coordenador técnico da Pro Runner, Santiago Mendonça, informou que as próximas etapas do circuito também já possuem datas. No dia 20 de julho o desafio será em Urussanga, no dia 21 de setembro em Nova Veneza e no dia 7 de dezembro em Criciúma. “Nenhuma prova é pré-requisito para a outra. Caso algum corredor não tenha participado deste primeiro desafio, ainda teremos mais três etapas”, salientou Mendonça. O evento conta com o apoio da Fátima Esportes, Governo do Município de Siderópolis, Ávila produtos Naturais, Águas Cassetari, Bike Point e Amaretti Bebidas.

 

Texto: Jussi Moraes  /  FotoDivulgação