Mais Da Metade Do Grupo Prioritário Já Foi Vacinada Contra A Gripe Em Siderópolis

13/05/2015 19:46

Iniciada no dia 4 de maio, a campanha contra a Influenza já imunizou 55% das pessoas que constituem os grupos prioritários de Siderópolis. A meta é atingir, pelo menos, 80% dos 2.477 sideropolitanos que estão inseridos nessas categorias. Esse número não abrange os indivíduos com comorbidade – que possuem duas ou mais patologias, como diabetes e hipertensão, por exemplo – que, somados aos demais, contabilizam um total de 3.584 pessoas.

Até o momento, o grupo com maior número de pessoas imunizadas é o das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com 80% já vacinado. Em seguida vem o dos idosos (60,2%), o das gestantes (50,5%), o dos trabalhadores da saúde (46,3%) e o das crianças menores de cinco anos (45,9%).

Conforme a enfermeira da vigilância epidemiológica de Siderópolis, Renata De Lorenzi D’Agostin, a vacina apresenta inúmeros benefícios. “É importante que todos esses cidadãos sejam imunizados, pois assim estarão se prevenindo. No caso dos idosos, por exemplo, a dose diminui o número de internações e de agravos da doença. Se essas pessoas não forem vacinadas, uma simples gripe pode se tornar algo mais sério, podendo levar a óbito”, enfatizou.

Neste ano a vacina é trivalente, protegendo de três vírus causadores da gripe: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Quem ainda não foi imunizado tem até o dia 22 de maio para procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), portando o cartão de vacinação.