Siderópolis participa de treinamento para acesso ao novo sistema do Cadastro Rural

17/06/2015 19:34

A capacitação visa auxiliar os proprietários rurais na hora de efetuar o cadastro

Na última semana, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/SC) promoveu a primeira fase de treinamentos para o acesso das prefeituras ao novo Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Siderópolis foi um dos municípios participantes da capacitação, representado pela responsável pela Unidade Municipal de Cadastramento (UMC), Jéssica Lúcia Destro.

A primeira fase do treinamento contou com uma capacitação sobre as normas técnicas, além da parte básica e teórica do processo. O novo sistema foi lançado em abril deste ano, digitalizando o cadastro que era realizado manualmente.

Conforme Jéssica, o cadastramento também pode ser efetuado pelos próprios proprietários rurais. “Entretanto, como muitos não tem acesso nem sabem como funciona, essa capacitação traz ao município conhecimento para auxiliá-los na hora de efetuar o cadastro”, comentou.

Conforme o Incra/SC, os servidores municipais que prestam esse tipo de serviço estarão aptos ao atendimento até o final de julho. No início do próximo mês, mais uma etapa da capacitação será realizada.

 

Cadastro Rural

O Cadastro Rural tem como finalidade regulamentar toda a propriedade rural destinada a algum tipo de atividade agropecuária. Já o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é o documento emitido pela entidade, indispensável para desmembrar, vender ou para realizar outros tipos de negociação.